segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TRAJETÓRIA



“A vida é tão curta e o ofício de viver, tão difícil, que, quando se começa a aprendê-lo, já há que morrer.”
Há quem interpreta esta frase do escritor argentino José Sábato, como quem anuncie o fim da vida, discordo completamente, penso em algo assim, aprendemos um pouco todos os dias e algo que a sabedoria não havia iluminado deverá morrer. Neste eterno aprendizado estão nossas experiências exitosas, mas, também nossos maiores fracassos, morte de nossas fraquezas e construção de nossas fortalezas. 
Assim, há 30 anos de volta a esta pacata cidade, recém formado de uma universidade federal, cheio de planos, resolvi ficar e focar meu aprendizado no sentido de corresponder com minha responsabilidade social e débito romântico com a aquela que me viu crescer. Monte Santo. 
Iniciei minha vida profissional, quando digo este termo me refiro a serviço prestado com remuneração, fui convidado a trabalhar na Prefeitura em 1986, como Farmacêutico-Bioquimico, ainda eu não era concursado. Não havia farmácia propriamente dita, nem laboratório de análise clínica na Prefeitura, idealizei e assinei um projeto que encaminhado a um órgão da Secretaria de Estado e Saúde, foi concedido toda aparelhagem, material de consumo e material de construção para o primeiro laboratório de análises clínicas da prefeitura, construído como um anexo junto ao posto de vacinação. Trabalhei durante muitos anos como bioquímico responsável, atendendo toda a demanda de exames oriundos de consultas do sistema de saúde e prestando serviço ao controle da hanseníase. 
Com a entrada de um novo prefeito, por questões politiqueiras e favorecimento a outros e outras, aconteceu o previsto, ao voltar das minhas férias anuais, o laboratório estava fechado, e os exames comprados do laboratório da Santa Casa de Misericórdia, pelo dobro do preço e ainda ofereciam meus serviços gratuitamente para fazer os exames. 
Importante: o laboratório que foi fechado não dava praticamente nenhum gasto ao município, pois o material de consumo vinha do estado, o meu salário nesta época já era como funcionário concursado e efetivo. 

Por questões de cunho ético/profissional entrei em desentendimento com a equipe daquela instituição e passei a assinar responsabilidade técnica da farmácia municipal, que até então funcionava sem farmacêutico. Reprogramei toda a dispensação de medicamento, controle de estoque, guarda de medicamentos psicotrópicos, controle de compra e instituição da padronização dos medicamentos utilizados, segundo os critérios epidemiológicos e logísticos. 
Foram instituídos os grupos de orientação aos hipertensos e diabéticos para minimização das sequelas, controle de pressão, cartão de controle semanal, palestras mensais (falava-se sobre a nutrição adequada e atividade física, uso racional de medicamentos) e entrega mensal de medicamentos personalizada. Tudo isto dentro do espaço da farmácia, foi um trabalho inédito na época, e tema de matéria da revista “Pharmácia”, periódico do conselho federal de farmácia. 
Fui, convidado a prestar serviço como secretário municipal de saúde, desde então este cargo era ocupado apenas pró-forma pelos antecessores, não tinha local físico de funcionamento nem corpo de funcionários específico. 
Após a secretaria fisicamente montada e com dois funcionários, fiz um trabalho de oito anos em duas gestões. Foram épocas de muito trabalho, muitas responsabilidades, e no início pouca experiência administrativa, mas sempre com a vontade enorme de dar o melhor. 
Findo meu trabalho, deixei uma frota de quase 20 ambulâncias em pleno funcionamento, incluindo uma semi- UTI com equipamentos necessários para emergência no transporte de casos graves, um ambulatório de especialidade médicas, que funcionava sem fila e horário de consulta marcado, para consultas de: ortopedia, cardiologia, mastologia/ginecologia, urologia, cirurgia geral, oftalmologia (três médicos), otorrinolaringologia e consultas de psicologia. 
Ambulatório de ultrassonografia, equipado com aparelho de ultima geração para época onde três profissionais médicos revezavam cinco dias por semana de atendimento. 
Ambulatório de Pediatria: com dois médicos pediatras e atendimento diário, inclusive em certa época com plantão no pronto atendimento. 
Das oito equipes de saúde da família existentes, Implantei seis equipes, com 100% cobertura da população urbano e rural e oito equipes de saúde bucal implantada e equipada.
Compra de uma unidade móvel rural – ônibus equipado com sala ginecológica, consultório médico e gabinete odontológico para atendimento na zona rural. Aquisição de duas viaturas para levar os profissionais das equipes de referência para zona rural.
Projeto estrutural aprovado com verba em caixa, destinada para construção dos prédios para cinco equipes de saúde da família.
Todos os programas para atenção a saúde da mulher, a criança, ao idoso, ao hipertenso e diabético e a gestante eram fiscalizados de perto e protegidos pela Secretaria de Saúde. 
Farmácia e almoxarifado de saúde recebiam um carinho todo especial e em época alguma deixou de servir a comunidade, de modo a atender tanto a demanda de receitas, materiais e equipamentos para o pronto atendimento, quanto atendia aos prescritores que tinham acesso na realização da lista de fármacos e materiais padronizados. 
Foi realizado convênio com dois laboratórios de análise clinicas da cidade, e cota de exames liberada para pré-natal e urgências;
Também realizado convênio com o departamento de radiologia da Santa Casa.
Construção do CAPS, centro de atenção psicossocial, formação do corpo de funcionários: psiquiatra, médico clinico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional. Desta deu-se inicio a saúde mental no município propriamente dita, com local adequado e corpo de funcionários específicos. Houve a diminuição das internações psiquiátricas, mais a garantia e atendimento personalizado e humanizado ao portador de sofrimento mental.
Revitalização da Vigilância Sanitária Municipal, oferecendo cursos de boas práticas para manicures, donos de restaurantes e lanchonetes, cabeleireiros. Fiscalização regular ao comércio e eliminação dos trailers e carrinhos de lanches, impossíveis de adequar às regras de boas práticas de manipulação de alimentos. Aquisição de veículo para diligencias e fiscalização da VISA.
Grandes conquistas com a Santa Casa de Misericórdia, fizeram a instituição do parto humanizado e com presença do médico clinico e pediatra no momento do parto. Poucos partos, exceto os de risco eram realizados fora do município. 
Atualmente sou farmacêutico do CAPS, e desenvolvo trabalho multidisciplinar junto com a equipe, este trabalho veio a enriquecer meu currículo que até então não tinha experiência com saúde mental. 
Em vias de aposentar, tenho a dizer que atualmente estou há 14 ANOS, sem adequação salarial, ganho um terço do piso salarial estipulado para farmacêuticos no Brasil, sem plano de cargo e carreira, ganho menos que serviçal que abre os portões do CAPS.
Foi-me concedida pela atual gestão uma dobra de turno, que favorecia um aumento no ganho, atualmente foi cancelada por retaliação a um texto que publiquei denunciando as péssimas condições de alimentação dos pacientes do CAPS.
Pensei em publicar minha trajetória, primeiro porque iria me fazer bem e segundo para que sirva para alguém que queira ser funcionário público municipal, afinal, a trajetória é toda de responsabilidade minha. 
Para o desamparo salarial e a desvalorização profissional existem Culpados? Começaria pelos sucessivos prefeitos os quais eu fui servidor, que, não levaram a sério, desvalorizaram de maneira geral e irrestrita a carreira do funcionário público municipal, não instituíram um plano de cargos de salários que fosse justo com as conquistas de cada servidor; O sindicato dos funcionários públicos municipais -SEMPRE, sempre povoado de pelegos ligados a situação de governo e também nunca fizeram sua parte em determinar algo que validasse sua existência, a não ser desfrutar dos dividendos arrecadados; E por último, os próprios servidores, o qual me incluo, que nunca tiveram união, e sempre revezaram nas benesses exclusivas de gestão, ganhando em umas e perdendo em outras, mas nunca defendendo a classe de modo geral, sem pensar no futuro dos outros e no seu próprio futuro solitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário