"Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior o mundo estará permanentemente em guerra. É uma profecia mas todo mundo sabe que isso é verdade" Bob Marley
Sobre momentos vivenciados nos meus “cinquentitos” anos de vida, posso dizer : Inicialmente foram observados com miopia deformada pela imaturidade e pelo falso moralismo católico da cidade mineira em que vivi e que sobrevivo atualmente;
Mais tarde posso afirmar que foram focados por olhar mais amplo proporcionado pela sabedoria da maturidade.
Presenciei proibições de ordem moral-religiosa: Isto é feio, é pecado, é condenável pela sociedade, isso não é coisa de homem.
(Lembro de Nelson Rodrigues que sempre deitou e rolou e fez nossa alegria por apontar as safadezas que foram reprimidas para debaixo do tapete.)
Passei em frente à repressão militar dos anos 70/80, não de maneira ativista militante, ainda era novo e narcotizado pela “moral e cívica”, matéria obrigatória na escola que enfatizava a beleza do nazismo militar brasileiro.
É interessante lembrar que naquela época as salas de aulas eram divididas em salas masculinas e femininas, nunca mistas, era fomentada a educação física, eram proibidas, na grade escolar matérias que promoviam a sensibilidade artística e literária ou aquelas que faziam os alunos pensarem.
Nesta altura minha sensibilidade artística foi chacinada pela campanha do “tem que ser macho” familiar e “Tudo contra o “pervertido e o subversivo”da repressão militar.
Belo texto, ou um desabafo...
ResponderExcluirChega uma hora que não da mais...40entas, 50entas, 60entad...passando e a nossa vidinha continua coberta pela bela cortina de fumaça que somos obrigados a abrir e fechar nesta sociedadezinha pobrinha de verdades.
ResponderExcluirCoragem...! Me diz sempre uma professora e amiga... Coragem...! Amigo.
Alan,
ResponderExcluirPara mim, uma das suas memórias sintetiza toda a sua subjetividade: "o garotinho na escola, debaixo da grande árvore, lanchando".
Você é uma pessoa maravilhosa Alan. Agraciados são os que têm o seu amor, seu carinho, sua amizade.
Semana de aniversariar e de comemorar.
Muitas felicidades, muitos anos de vida!
Grande abraço,
Marco
obrigado patrícia, marcelo e marco ...
ResponderExcluir