quarta-feira, 18 de abril de 2012

A fotografia vencedora do Pulitzer: 'Espero que não se esqueçam do povo afegão', diz fotógrafo

  
O Pulitzer começou a ser concedido em 1917 e premia os melhores trabalhos de jornalismo e artes. 

Mais de 70 pessoas foram mortas na explosão, que coincidiu com o festival muçulmano xiita Ashura e foi o mais grave ataque suicida em Cabul em 2011.
PARA ENTENDER:
Os '''xiitas''' (em árabe شيعة , Shia'a ou Shiat Ali, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 30% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos).anião a pop. xiita é também maioria.
O Ataque suicida surpreendeu xiitas durante importante celebração no Afeganistão.
A lembrança da Ashura é quando os muçulmanos xiitas lembram o martírio de Hussein, neto de Maomé em Karbala, onde tal massacre, que teve mulheres e crianças massacradas, foi perpetuado pelas mãos de Yiazid, o filho de Muawya, aquele que havia lutado contra Ali e usurpado o califado de Hassan.
  Os sunitas mais radicais e fundamentalistas  podem estar envolvidos. Existe hoje um grande engodo de que o Afeganistão está pacificado. Os Estados Unidos estão maquiando a situação no país para se retirar com honra, para fingir que ganharam a guerra. Se o objetivo era matar o Bin Laden, podem até ter ganhado. Mas se o objetivo era acabar com a rede de terroristas que existe lá, os EUA não ganharam essa guerra. 
O comitê do Pulitzer disse que a imagem feita por Hossaini (o fotógrafo premiado) é "dolorosa".
O ataque tão cruelmente registrado pela fotografia  revela  a barbaridade em nome de uma crença  visceralmente encrustada naquela gente. E como nós ocidentais podemos avaliar isso? 
Acredito que não temos ferramenta para tal assunto, culturalmente somos levados a premiar a barbaridade revelada, absorver a imagem e nos angustiar. 
Seria evidente e redundante chama-los de bárbaros carniceiros. Se tivéssemos outras fotos na mesma   mesa revelando da barbárie ocidental dos EUA também no Afeganistão, envolvendo a mesma platéia de crianças,  não saberíamos distinguir a autoria do terror, confundiria a visão terror sunita x terror norte americano.
O terror deve ser combatido em qualquer instância, em qualquer época, em qualquer lugar, mas, sinceramente se pudéssemos pesar o terror provocado no mundo, o norte americano seria maior .

Nenhum comentário:

Postar um comentário