quinta-feira, 12 de abril de 2012

revitalização da praça da matriz?



Vejo falar na revitalização da praça da matriz, porém, falar em revitalizar um espaço físico público, penso nas pessoas que irão utilizar o local após o trabalho realizado
 - imagino seja qualquer cidadão, logo quem irá decidir sobre o destino da revitalização são estas mesmas pessoas.
Tudo poderá estar perdido se este público não estiver preparado para utilizar, preservar e o poder público municipal fiscalizar e proteger.
Lembro-me na minha época de menino de um senhor que era o guarda da praça - Sr. Clementino era o terror da meninada, era bravo, defendia a praça, não deixava pisar na grama e nos bancos nem arrancar flores e com este trabalho ele conseguiu deixar a praça linda e florida por muitos anos.
As crianças e adolescentes aprenderam com o Sr. Clementino a não destruir, de forma meio forçada, mas hoje entendemos que ele tinha toda a razão do mundo para ser implicante e enérgico.
Essa sessão nostalgia toda foi para comentar o que presenciei hoje na praça da matriz, 45 min. de bike e observação. Um grupo de crianças na faixa dos 7 anos, todas com uniforme de uma escola de classe média alta, eles pisavam na grama, arrancavam as plantas (as poucas que sobraram) e jogavam uns nos outros e pior maltratavam os velhos nos bancos e beatas que passavam para a missa.
Mais adiante um grupo de adolescentes, após o louvor a Santa Cannabis sativa, laricavam em um banco, deixaram jogadas latas de refrigerantes, sacos plásticos, embalagem de biscoitos o mais curioso era que notava-se na camiseta o mesmo logotipo da escola das crianças.
È hora de revitalizar a educação, o esporte  e o lazer nas escolas e  nas famílias.

Um comentário:

  1. Concordo com você Alan...é preciso revitalizar a educação primeiro em todas as esferas!

    Bjs

    Zu

    ResponderExcluir