domingo, 2 de setembro de 2007

porque anjo torto


anjosurealista.jpg



 


Poema de Sete Faces
Carlos Drumond de Andrade

Quando nasci, um anjo torto


desses que vivem na sombra


disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.


As casas espiam os homens


que correm atrás de mulheres.


A tarde talvez fosse azul,


não houvesse tantos desejos.


O bonde passa cheio de pernas:


pernas brancas pretas amarelas.


Para que tanta perna, meu Deus,


pergunta meu coração.


Porém meus olhos


não perguntam nada.


O homem atrás do bigode


é sério, simples e forte.


Quase não conversa.


Tem poucos, raros amigos


o homem atrás dos óculos e do bigode.


Meu Deus, por que me abandonaste


se sabias que eu não era Deus,


se sabias que eu era fraco.


Mundo mundo vasto mundo


se eu me chamasse Raimundo


seria uma rima, não seria uma solução.


Mundo mundo vasto mundo,


mais vasto é meu coração.


Eu não devia te dizer


mas essa lua


mas esse conhaque


botam a gente comovido como o diabo.


Após a morte de T. Neto o cineasta Ivan Cardoso produziu o documentário - Torquato Neto, o Anjo Torto da Tropicália -


Pensando no poema de Carlos D. de Andrade penso, qual a ligação dado pelo cineasta ao poeta de Teresina e o poema do Mineiro?



4 comentários:

  1. Caetano escreveu isso inspirado nisso tudo:
    "...Noite de hotel
    E a presença satânica é a de um diabo morto
    Em que não reconheço o anjo torto de Carlos
    Nem o outro
    Só fúria e alegria..."

    E por coinscidência dia desses fazendo crítica a um poema de Tavinho Paes (olha que metido eu) na Lata do Poeta (http://nalatadopoeta.blogspot.com/) citei exatamente o anjo torto de Carlos:

    "Posso estar errado, mas vejo o poeta "amigo do homem", fazendo o que
    eles fazem até por instinto, como pitbull com raiva. Uma certa
    previsibilidade, não sei. Mas a pergunta fica: poeta é previsível?

    Senti uma certa exatidão quanto ao que é o poeta, como se o poeta
    fosse exato e agisse como o cão, de forma exata ou pelo menos
    esperada, previsível, como "um cachorro que rosna" ou que dá a pata.

    Drummond escreveu:
    ...Quando nasci, um anjo torto
    desses que vivem na sombra
    disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida...

    E Vinicius, isso:
    ...Quem sou eu senão a imponderável árvore dentro da noite imóvel...

    Clarice isso:
    "Quero escrever noções
    sem o uso abusivo da palavra"

    Noções não precisões, saca? Acho que Tavinho foi preciso."

    Coinscidências não existem, não é?

    Parabéns pelo blog!


    André, um Jerico

    ResponderExcluir
  2. [...] Está última segunda (29/11/2010) foi um dia torto, como eu brinquei com uma pessoa, tinha acordado gauche para vida. [...]

    ResponderExcluir
  3. quando ele diz anjo torto se refere pecador carnal cheio de luxiria como o diabo que é o anjo torto ou seja lucifer o anjo torto

    ResponderExcluir
  4. É gauche esquerdo em frances ou seja se nao ta a direita de deus pai é o outro ou seja o diabo

    ResponderExcluir