sábado, 16 de novembro de 2013

MAMA ÁFRICA

 Na África, a água já foi elemento de discriminação racial quando, na época do apartheid só os brancos podiam ter acesso a ela. 
 Segundo um cálculo de volume dos aquíferos, realizado por um grupo de pesquisadores coordenado pelo hidrogeólogo Alan MacDonald, do Serviço Geológico Britânico (BGS, na sigla em inglês) e publicado na revista científica "Environmental Research Letters", sob as areias e terras africanas, jazem mais de 500 mil quilômetros cúbicos de água.Se estes recursos hídricos - equivalentes a 100 vezes a quantidade superficial de todo o continente - fossem aproveitados racionalmente, aliviaria-se um dos grandes problemas da África. 
Segundo relatório das Nações Unidas, a escassez de chuvas afetou neste ano mais de 10 milhões de pessoas no Chifre da África (África oriental) ,formado pela  Somália, a Etiópia, o Djibouti e a Eritreia,  causando uma grave crise alimentícia e o aumento dos índices de desnutrição. Além das mortes a que a cada ano a África assiste aos milhares devido a mazelas relacionadas à falta de água potável e de higiene e saneamentos adequados, a seca e a sede nas zonas rurais e urbanas têm um impacto devastador na vida da população, especialmente a feminina. Já que culturalmente neste local é a mulher que é a responsável pela captação de água para a família. Devido as longas jornadas as meninas não podem frequentar a escola. Na opinião de Alan MacDonald, as grandes bolsas de líquido descobertas no subsolo "poderia aliviar a situação de mais de 300 milhões de africanos que não têm água potável e melhorar a produtividade dos cultivos".
           
          Quando vejo algo assim imagino a quantidade de empresas multinacionais, empresas nacionais africanas,empresários, magnatas, executivos idiotas tipo "rei do camarote"  espalhados pelo mundo, enriquecendo,empanturrando de consumismo desenfreado,  tendo com plano de fundo a morte a miséria destes seres humanos, onde lhes faltam o mínimo digno necessário para sobreviver - á água. 
Enquanto isso o cenário é catastrófico para aqueles que por um acidente  nascerem geograficamente, abaixo da linha do equador e com a cor  negra.
Apenas  porque delimitados por uma barreira geográfica e pela pobreza, nem sequer merecem o investimento de terem água para matar a sede. No continente vizinho se refastelam em champanhe, por serem mais bem nascidos. 
Se a África foi o berço da civilização, que filhos desnaturados são estes? Viram as costas para a mãe e deixam seus irmãos morrerem sem dignidade humana alguma. 
Que mundo é este que apenas financiam o que rende dinheiro para acumular, comer e beber  muito e ter câncer mais tarde, ou morrer envenenado pelo ódio. Incapazes de financiarem tecnologia para matar cede de crianças africanas.
Ando cansado deste mundo!!! 

Um comentário:

  1. aqui me lembro da frase que dias atras postei "Só a ignorância aceita e a indiferença tolera o reinado da mediocridade! (José Alencar)

    ResponderExcluir