segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Insustentável beleza

“Não há, na realidade, nem estilo belo, nem desenho belo, nem cor bela. Existe apenas uma única beleza, a beleza da verdade que se revela. Quando uma verdade, uma idéia profunda, ou um sentimento forte explode numa obra literária ou artística, é óbvio que o estilo, a cor e o desenho são excelentes. Mas eles só possuem essa qualidade pelo reflexo da verdade”  François-Auguste-René Rodin.      



                                                 Eternal Idol (1889), Auguste Rodin 




rodin_auguste_the-eternal_idel.jpg





A beleza tem me surpreendido muito, seja na leitura de um texto literário ou na presença de uma obra artística, tenho cada vez mais a constatação de que os olhos são insuficientes para captar a harmonia, a beleza.  

Peguei-me várias vezes perdidamente arrebatado pelo feio, pelo deformado, pelo insignificante ou pelo ilógico ao primeiro olhar.

Rodin o mestre do belo, nos dá a conotação exata da beleza.

É necessário embrenhar-se pelo que há de vivo no ser, resgatar a verdade profunda escondida no eu de cada um. Temos a incomensurável necessidade de libertar verdades para que possamos enxergar ou sentir a beleza, precisamos desvencilhar das belezas pré-estabelecidas pela cultura hipócrita do belo, do simétrico ou até do assimétrico e abraçarmos sem preconceito ao que há de novo na diversidade de cada eu artístico. O medo de modificar “belezas” ou da exposição ao “ridículo artístico” tem abortado idéias e ideais que poderiam ser geniais.

Portanto de encontro com a verdade, sem medo do escapismo hegemônico da beleza triunfal, sem medo daqueles que ainda acreditam em apresentações artísticas perfeitas, dou vivas ao novo, ao indecente, ao belo de cada eu.

2 comentários:

  1. a beleza tbém me atrai.
    Se bem que, até a falta dela me atrai.

    Ainda bem que ela é muito relativa, e as artes dão abrigo. Não é?!

    beijos, macabeu!

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, Alan.

    em primeiro lugar, muito obrigado por visitar meu blog. espero que tenha gostado.
    achei o seu bastante interessante.

    com certeza vc pode publicar meu texto. não há problema, desde que cite a autoria. e assim a gente vai se ajudando, não é?

    mais uma vez muito obrigado e parabéns pelo seu blog, que gostei muito.

    um abraço.

    ResponderExcluir