quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Acabou o tempo das máscaras

Por detrás da Alegria e do Riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas, por detrás do Sofrimento, há sempre Sofrimento. 
Ao contrário do Prazer, a Dor não tem máscara.Oscar Wilde




Acabou o tempo das máscaras, a idade possui um componente sulfúrico, compulsório, que vai dissolvendo-as de maneira definitiva e gradativa.
Na infância iniciamos a coleção, no início com parcimônia, depois com a ajuda dos adultos, geramos várias e as moldamos e adequamos aos momentos vivenciados, lógico,  sempre tirando maior proveito próprio, fomentando o egoísmo.
O que nos difere dos loucos é que eles não conseguem esta façanha.
O êxtase é quando descobrimos que é mais fácil construir máscaras que encararmos a convivência e mostrarmos nossa nudez frente às diversidades de que ela (a convivência) atenta. Assim entramos em um círculo vicioso, um redemoinho de falsas relações, falsas alegrias e até falsos amores, empregos, cargos...
O monstro contido por detrás das máscaras vai aparecendo conforme a mascara vai sendo quebrada. Os velhos, os loucos e as crianças são considerados inadequados para certas ocasiões, onde a máscara é traje obrigatório, o espelho passa ser o pior inimigo de quem usa máscara, pois faz lembrar o que por trás dela existe.
Vivemos a maior parte do nosso medíocre tempo terrestre das aparências e do faz de conta, utilizamos este acessório para nos proteger, para agredir, condenar e para conseguirmos o que mais queremos.

Os maiores preconceitos acontecem quando nós identificamos no outro o  monstro que aguarda por detrás da nossa própria máscara.  
Passamos a vida toda perseguindo a felicidade plena há quem chega à madureza e constata: quando verdadeiramente somos nós mesmos, sem truques, a felicidade vai se apoderando do nosso ser, e aquilo que parecia monstruoso passa ser nosso aliado, a ponte que nos liga a um mundo melhor e também a convivência de pessoas melhores.
Rompemos com tudo que seja artificial no EU. Podemos aqui lembrar casamentos rompidos, sociedades rompidas, famílias rompidas.
A nossa essência é quem nos comanda, seja hoje, amanhã ou qualquer dia ela tornará a única chance de adquirirmos a felicidade nesta vida.   

2 comentários:

  1. com certeza Alan!!!mas ás vezes qdo temos a cara limpa sem máscaras somos mal interpretados; pois os mascarados são sempre coitadinhos, sempre invertem as situações e por aí vão....enfim...não podemos mudar ninguém, mas podemos melhorar a nós mesmo....para quem merece claro...bjsss
    Zu

    ResponderExcluir
  2. é isso zu, mas com tudo que possa acarretar ainda fico cada vez mais despido de máscaras ... bjs

    ResponderExcluir